Notificações? Não, obrigado!

Não quero matar a minha produtividade!

As notificações, em especial ”PUSH”, foram a revolução da internet com o crescimento rápido do 3G. Uma notificação de uma curtida em sua foto no Instagram, ou uma curtida no Facebook, ou e-mails de trabalho pela manhã, ou pior, dezenas de e-mails de newsletters ao longo do dia, etc., tudo em sua tela do telemóvel bloqueada chamando por você “ding, ding, ding”.

“Você não responde as minhas mensagens há mais de 2 dias…”

“Você demora muito para me responder, é muito irritante conversar contigo…”

“…”

As frases acima são uma frequência do meu cotidiano, e algumas chegam de forma mais ofensivas, afinal, hoje em dia às pessoas confrontam o tempo de resposta nas redes sociais ou serviços de comunicação com a importância que elas têm para você.

Sentem-se apreciadas!

A verdade é que é uma forma muito errada de se pensar… “ficar desmotivado” quando não foi respondido(a) logo no instante em que se enviou a mensagem.

As notificações são um ponto de entrada para a sua vida, o seu dia à dia…

“Já enviei-te o e-mail e estou aguardando o relatório apenas para poder avançar…”

Ao entrar finalmente em um ponto de profunda concentração, trabalhando em algumas pesquisas, apresentação ou relatórios, programação… e “pah”, uma notificação como a de cima, tira todo o foco, adiciona pressão, ansiedade e mesmo que não responda, a mensagem agora fica em minha mente perseguindo meus pensamentos que deveriam continuar a estar concentrados na minha tarefa atual.

Ser interrompido há qualquer momento é estressante se você for uma pessoa altamente focada e produtiva. Bloqueia o ritmo necessário para decolar o seu trabalho diário.

Entre estas e outras situações é que eu tenho as minhas notificações desativadas. Sem mais “ding” no meu smartphone, computadores, etc… todos os meus dispositivos.

Dentre as principais vantagens está a calma, o foco, e a paz em me sentir desconectado. O controle do meu próprio tempo, dos meus picos de horários, da minha agenda… uma porta fechada e aberta apenas quando realmente desejo abrir.

O tempo em meu poder…

Nenhuma mensagem no Whatsapp, nenhum e-mail ou outros “dings” para jogar fora a minha concentração. Apenas minha agenda conectada ao meu calendário, meus adesivos na parede e anotações do dia em uma folha A4.

Eu acordo todas as manhãs sabendo sempre onde preciso estar, o que preciso fazer e como iniciar o dia sem interrupções, sem algo para alterar a direção do meu dia.

É muito mais eficiente assumir o controle do meu dia e poder concentrar-me por períodos mais longos e reduzir o estresse e ansiedade causados pelas notificações… a sensação de estar sendo constantemente direcionado para caminhos diferentes é “dolorosa”.

Leia este artigo incrível sobre O seu cérebro e o telemóvel de Jeremy Vandehey.

Desative TODAS as notificações e badges. Deixe o seu telemóvel no modo silencioso (não VIBRAR). Não se permita à tentação de abrir e acompanhar os vídeos mais recentes do whatsapp, insta-snap-vine. Não tire o momento bonito, aparentemente insignificante e inconsequível que você está tendo com as pessoas que ama. Essas notificações desagradáveis ​​também o distraem do trabalho, hobbies e paixões. Mantenha seu foco.

É muito importante saber orientar o dia e manter o trabalho fluindo nos diversos canais. E tornou-se claro, o quão calmo e produtivo é não ter notificações ativas. É como simplificar o dia à dia, tirando o máximo possível de cada hora.

Ao afastar-me das notificações, o poder é meu.

A mentalidade altera de uma mentalidade de impulso para uma mentalidade de controle.

EU escolho quando responder.

EU escolho quando não estar disponível.

Você…?

Pense da seguinte maneira se você ainda não se convenceu do quanto elas arruinam sua produtividade. Na próxima vez em que aparecer uma notificação na sua tela, “reserve alguns instantes para pensar em como dizer SIM, isso não acrescentará nada ao meu dia no momento”. E então aprenda a dizer NÃO!

Você gostaria de receber uma visita logo pela manhã em sua casa às 8:00AM? Então, eu enxergo as notificações da mesma forma.

Agora eu convido-te à juntar-se ao desafio de desativar as suas notificações. Se você o fazer, me deixe saber me identificando no twitter @amarildulucas e vamos ver quanto mais pessoas conseguiremos trazer para este lado da paz e da produtividade.

É importante você possuir uma Saúde Mental. Falarei disso em outra oportunidade…

Gostou do artigo? Então comente sobre este post e compartilhe com seus amigos!

Até.